quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Da Gramática Tradicional à Linguística: Substantivo.

No longo – e por vezes tortuoso – caminho da Gramática Tradicional à Linguística algumas definições foram ampliadas e outras caíram por terra. Como é o caso dos substantivos.

De acordo com professor Marcos Bagno, no livro “Português ou brasileiro: um convite à pesquisa”, praticamente todas as palavras da língua podem ser substantivos.

Observe:

1.         Trate de aproveitar o melhor da vida.

2.         Esta arquitetura tenta conciliar o velho e o novo, o sagrado e o profano.

3.         O azul não me cai bem.

4.         Há sempre muita tensão entre o eu e o outro.

5.         Vê se para com esse entra e sai, menino.

6.         Você está sempre querendo saber os comos e os porquês de tudo.

7.         “O quereres e o estares sempre a fim do que em mim é de mim tão desigual” (Caetano Veloso).

8.         Não tem mas nem meio mas: faça o que mandei já!

9.         “Quero apossar-me do é da coisa” (Clarice Lispector).

10.       Ninguém se importa com meus ais.

Os exemplos citados mostram que adjetivos, advérbios, verbos, conjunções, interjeições etc. podem exercer - de acordo com a necessidade discursiva – função substantiva.

____________________
BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. 1ª edição, 8ª reimpressão, São Paulo: Parábola Editorial, 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário