quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ANÁLISE - ENEM/2011 - QUESTÃO 108 - PROVA CINZA

ANÁLISE - ENEM/2011 - QUESTÃO 108 - PROVA CINZA


AOCP - Fonologia (dígrafo)

(AOCP/2014 - PREF. DE CAMAÇARI (BA)/NÍVEL MÉDIO/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO)

Assinale a alternativa em que há dígrafo.

(A) Apenas.

(B) Problemas.

(C) Adolescente.

(D) Papelão.

(E) Descobrir.
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Segundo Mauro Ferreira*, dígrafo (di: duas; grafos: letras) é o conjunto de dois sinais gráficos (duas letras) que representam um único fonema (som).

Exemplo: 
amassado
dígrafo: ss (duas letras) - /s/ (um som).


Alguns dígrafos: 

ss (pas-sar), rr (cor-rei-o), sc (pis-ci-na), (cres-ça), xc (ex-ce-ção) [separáveis]

lh (jo-a-lhei-ro), nh (bei-ji-nho), ch (en-chen-te) [inseparáveis]


A alternativa C é a única que possui dígrafo: Adolescente - A-do-les-cen-te [sc (fonema /s/) - dígrafo separável].

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*PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2011.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

AOCP - Acentuação gráfica

(AOCP/2014 - PREF. DE CAMAÇARI (BA)/NÍVEL MÉDIO/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO)

Assinale a alternativa cujas palavras apresentam a mesma regra de acentuação.

(A) Ninguém – possível.

(B) Até – é.

(C) Alguém – dúvidas.

(D) Pó – lá.

(E) Só – sólidos.

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(A) Nin-guém (oxítona terminada por em) / pos--vel (paroxítona terminada em l).

(B) A- (oxítona terminada em e) / é (verbo ser flexionado na 3ª pessoa do singular).

(C) Al-guém (oxítona terminada por em) / -vi-das (proparoxítona, todas são acentuadas).

(D) - (ambas são monossílabas tônicas) - Gabarito.

(E) (monossílaba tônica) / -li-dos (proparoxítona).


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

AOCP - Relação lógico-semântica (conjunção)

(AOCP/2013 - COLÉGIO PEDRO II/NÍVEL MÉDIO/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO)

Em “Como estou à beira do eterno aposento, não gastarei muito tempo em recordá-la.”, o termo destacado estabelece relação lógico-semântica de

(A) causa.

(B) condição.

(C) comparação.

(D) concessão.

(E) conclusão.

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Segundo o professor Pestana (2013, p.527), os conectivos como visto que (no início de uma oração) possuem valor causal - exprimem a causa, a razão de um efeito:

Como estudamos dia e noite, alcançamos o êxito.


(A) causa - Gabarito.

(B) condicional - exprime condição, hipótese: Desde que você estude, obterá êxito.

(C) comparação - exprime comparação, analogia, tanto qualitativamente como quantitativamente: Os homens, tal qual as mulheres, são sentimentais.

(D) concessão - exprime contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la: Embora viaje o mundo inteiro, nunca conhecerá a sua terra profundamente.

(E) conclusão - exprime ideia de conclusão ou consequência: A adoção nunca deixará de ser um gesto nobre. Portanto, abracemos a causa!


OBSERVAÇÃO: As classificações das alternativas (A), (B), (C) e (D) referem-se a conjunções subordinativas adverbiais e a da (E) refere-se a conjunções coordenativas.
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PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier: 2013.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

AOCP - Sintaxe (Voz verbal)

(AOCP/2013 - COLÉGIO PEDRO II/NÍVEL SUPERIOR/ADMINISTRADOR)

Em “... foi convocado pelo grupo um ato paralelo ao desfile...”, a expressão destacada na oração exerce função de

(A) aposto.

(B) agente da passiva.

(C) objeto direto.

(D) objeto indireto.

(E) complemento nominal.

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A expressão em destaque exerce a função de agente da passiva (ser que pratica ação quando o verbo está na voz passiva).

A oração possui uma locução verbal "foi convocado" e, logo após, o ser que pratica ação "pelo grupo".

Na voz verbal passiva nós temos exatamente esta estrutura: locução verbal [foi convocado] + ser que pratica a ação/agente da passiva precedido pela preposição por [pelo grupo].

Gabarito: Alternativa B.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

AOCP - Sintaxe

(AOCP/2013 - COLÉGIO PEDRO II/NÍVEL SUPERIOR/ADMINISTRADOR)

Em “Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, disse que o esquema da corporação...”, a expressão destacada exerce no texto função de

(A) vocativo.

(B) aposto.

(C) adjunto adverbial.

(D) adjunto adnominal.

(E) agente da passiva.

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A expressão destacada exerce a função de aposto.

Segundo o professor Evanildo Bechara*, chama-se aposto a um substantivo ou expressão equivalente ["chefe da Polícia Civil"] que modifica um núcleo nominal (também conhecido por fundamental) ["Martha Rocha"].

Trata-se de um caso de aposto explicativo circunstancial, pois "acrescenta um dado a mais acerca do fundamental". 

Gabarito: Alternativa B.
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* BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.


sábado, 7 de fevereiro de 2015

AOCP - Morfologia (Classes gramaticais)

(AOCP/2013 - COLÉGIO PEDRO II/NÍVEL MÉDIO/ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO)

Em “... e aqui estou no mundo.”, o termo destacado exerce função de

(A) palavra denotativa.

(B) adjetivo.

(C) advérbio.

(D) conjunção.

(E) substantivo.

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No trecho destacado, a palavra pode ser substituída pela palavra sozinho.

Veja: "... e aqui (eu) estou sozinho no mundo."

(Eu) estou só (sozinho) - Eu [pronome/sujeito oculto] + estou [verbo de ligação] + só (sozinho) [adjetivo/predicativo do sujeito]


OBSERVAÇÃO:
Vale ressaltar que a questão exige a função do termo "só" e não a sua classe gramatical. Todavia, as alternativas referem-se a classes gramaticais (adjetivo, advérbio, conjunção, substantivo). Palavra denotativa é aquela não pertence a nenhuma das classes gramaticais.

Só - função: predicativo do sujeito, classe gramatical: adjetivo.

Gabarito: Alternativa B.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ANÁLISE - ENEM/2011 - QUESTÃO 106 - PROVA CINZA

ANÁLISE - ENEM/2011 - QUESTÃO 106 - PROVA CINZA


Da Competência 2 e suas Habilidades (H5, H6, H7, e H8)

A Competência 2 e as suas Habilidades tratam das Línguas Estrangeiras Modernas (LEM's) - Línguas espanhola e inglesa.
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Competência 2

Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
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O |portuguescomentado| - momentaneamente - não terá análises de questões em LEM.

Um forte abraço e até breve,