quinta-feira, 31 de março de 2016

#004 | As pessoas do discurso

Também chamadas de pessoas gramaticais, as pessoas do discurso são três e podem apresentar-se no singular ou no plural:

# 1ª pessoa [aquela que fala: eu (singular), nós (plural)];

# 2ª pessoa [aquela com quem se fala: tu (singular), vós (plural)];

#3ª pessoa [aquela de quem se fala: ele, ela (singular), eles, elas (plural].

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Sacconi, Nossa Gramática Completa.

terça-feira, 29 de março de 2016

#003 | Que ou se?

Em relação ao emprego das conjunções integrantes, utilizamos que quando o verbo exprime uma certeza e se quando exprime uma incerteza.

Exemplos:

"Já sei que você não vai participar."

"Não sei se ele vai participar."

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Cereja e Cochar, Português: linguagens.

sexta-feira, 25 de março de 2016

#002 | Tinha aceitado ou tinha aceito?

Quando o verbo apresenta duplo particípio, é recomendável usar:

a) a forma regular com os auxiliares ter e haver:

Tinha aceitado o pedido.

Haviam aceitado o pedido.

b) a forma irregular com os auxiliares ser e estar:

O pedido foi aceito.

O pedido estava aceito.

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Ernani Terra, Curso Prático de Gramática.

quinta-feira, 24 de março de 2016

#001 | Gerundismo

Quando o gerúndio é vício de linguagem

     Você já ouviu falar  em gerundismo? É o uso exagerado e inadequado do gerúndio (-ndo).

Compare estas frases:

Enquanto você estiver no colégio, eu vou estar jogando futebol.

Fique tranquila, senhora,  pois vou estar verificando o que podemos fazer.

        Observe que, na primeira frase, a locução vou estar + gerúndio é adequada, uma vez que comunica a ideia de uma ação que ocorre no momento da outra. Na segunda frase, entretanto, essa ideia não ocorre, pois a locução verbal "vou estar verificando" se refere a um futuro em andamento. Nesse caso, portanto, deve-se empregar vou verificar ou verificarei.

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Cereja e Cochar, Português: linguagens.

terça-feira, 22 de março de 2016

CONUPE/IAUPE - Regência


(CONUPE-IAUPE/PREF. DE GARANHUNS/AGENTE ADMINISTRATIVO/2015)

Texto

"É permissível a cada um de nós morrer pela sua fé, mas não matar por ela." (Hermann Hesse)

No fragmento "É permissível a cada um de nós morrer pela sua fé...", os termos sublinhados indicam exemplo de

(A) concordância verbal. 

(B) concordância nominal. 

(C) regência verbal. 

(D) regência nominal. 

(E) deslocamento de termos na oração.

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Observe:

permissível a cada um de nós morrer pela sua fé..."

O que é permissível, é permissível a (alguém ou algo). No caso, a cada um de nós.

O termo permissível tem valor nominal e exige um complemento regido pela preposição "a".

Portanto, o trecho "a cada um de nós" indica exemplo de regência nominal.


Gabarito: Alternativa D.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Cespe/UnB | Cebraspe - Crase


(CESPE|CEBRASPE/DPU/AGENTE ADM./2016)


No trecho “respostas às demandas” (.20), o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela regência do substantivo “respostas”, que exige complemento antecedido da preposição a, e pela presença de artigo feminino plural que determina “demandas”.
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Observe:

"(...) levou respostas às demandas solicitadas pelos moradores."

Quem leva respostas, leva respostas a algo (ou a alguém) - o substantivo em questão exige a preposição "a". Nesse caso, leva respostas às demandas (solicitadas pelos moradores). Demandas - substantivo que admite o artigo feminino plural "as".

Logo, respostas a + as demandas - "respostas às demandas".


Gabarito do item: Correto.

segunda-feira, 7 de março de 2016

CONUPE/IAUPE - Pontuação


(CONUPE-IAUPE/EXPRESSO CIDADÃO/ASSISTENTE DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO/2015)

Releia este trecho e atente para o emprego da pontuação.

       A transmissão de valores é uma das preocupações que todo pai tem ao educar. Como fazer isso no dia a dia? Quais valores precisam ser passados? A escola pode ajudar? É natural que dúvidas acabem surgindo: o assunto é sério. Sem transmitir valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade.

Sobre como os sinais de pontuação colaboram com os sentidos nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.

I. Na primeira frase, o ponto final marca uma afirmação categórica, consensual, ou seja, da qual não há como se discordar.

II. O ponto de interrogação indica que o autor pretende que o seu interlocutor responda à pergunta.

III. Se os dois pontos fossem substituídos pela palavra "pois", precedida de vírgula, manter-se-ia o sentido original de explicação e a correção do texto.

IV. A vírgula separa duas orações: a primeira, de sentido condicional, está em relação de dependência com a segunda.

Estão CORRETAS, apenas:

(A) I, II e IV.
(B) I e III.
(C) I, III e IV.
(D) II e III.
(E) II e IV.
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Afirmativa I: A sentença  "A transmissão de valores é uma das preocupações que todo pai tem ao educar." é, de fato, categórica. Os verbos no presente do indicativo (é, tem) corroboram esse fato. [CORRETO]

Afirmativa II: Não. As frases interrogativas "Como fazer isso no dia a dia? Quais valores precisam ser passados? A escola pode ajudar?" são perguntas retóricas. Não existe a pretensão de que o interlocutor as responda. [INCORRETO]

Afirmativa III: O conectivo "pois" precedido por uma vírgula possui valor explicativo. Logo, ficaria assim: "É natural que dúvidas acabem surgindo, pois o assunto é sério." O sentido original de explicação e a correção do texto seriam mantidos. [CORRETO]

Afirmativa IV: A vírgula realmente separa duas orações "Sem transmitir valores humanos universais,(1) não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. (2)". A primeira tem valor condicional e existe, entre elas, relação de subordinação. [CORRETO]


Gabarito: Alternativa C.